Como Educar Filhos nos Dias de Hoje

pai_filhoOlá Pessoal.

Decidi postar esse artigo pois, hoje em dia, educar filhos não é uma tarefa fácil, não é?

E queria trazer aqui em forma de manual, o que devemos fazer para que seu filho seja uma pessoa melhor.

Ando vendo umas coisas bem bizarras por ai, tanto por parte dos pais como por parte dos filhos também.

Quem nunca ouviu a frase “Tal pai, tal filho.”? Acredito que a personalidade dos pequenos é influenciada pelo convívio com a família, e somos responsáveis pelo adulto que ele irá se tornar.

  • Trate-o com respeito.

Sim, é uma criança, mas também é um ser humano e merece todo o nosso respeito. Trate com respeito e com respeito será tratado. Por favor, Obrigado e Com Licença são termos obrigatórios no repertório.

  • Não abuse do seu poder.

Como adulto você tem um poder enorme sobre a criança, que é um ser indefeso. Saiba diferenciar quando  você está passando dos limites e quando está corrigindo. Sabe aquelas horas quando a criança esquece a chave de casa, quando quebra um copo e você só pensa em sangue, bater, e arrebentar? Calma, essas coisas acontecem (comigo, o tempo todo).

  • Coloque-o como prioridade na sua vida.

É mãe solteira, quase uma adolescente ainda e só quer saber de ir pra balada e deixar o pequeno com a avó né? Pois saiba que o seu filho deveria ser a pessoa mais importante no mundo.  A educação dele é totalmente responsabilidade sua e como tal devemos estar presente, sempre. Antes de ser mulher, somos MÃE.

  • Seja um bom espelho.

Tenha bons modos, bons costumes. Tenha bom caráter, para que seu filho seja uma pessoa do bem. . Se o moleque só vê pancadaria, porrada e violência dentro de casa, ao crescer vai achar tudo muito normal.

  • Filho é pra sempre.

O moleque tá adolescente, o mais rebeldo do mundo, e você grita a plenos pulmões que com 18 anos, ele vai sair de casa de qualquer jeito. Filho é pra sempre. Não dá pra fingir que ele depois dos 18 não é mais responsabilidade sua.

 

   shrek-forever-familia_6839_1280x800

 

Com esse mundo louco em que vivemos, educar filho é muito difícil.

Ter paciência hoje é uma virtude e é a chave da educação.

Sou a favor de dar umas palmadas no malcriadinho, sim, mas até uma certa idade. Claro que dentro de um limite razoável, porém depois de uns 10 anos você pode sentar o cacete que não vai resolver mais nada.

O problema mesmo é que pra nossa sociedade falta o Bom Senso. Parece que ninguém mais sabe o que é certo e errado, o que é aceitável do que não é, enfim.

Na minha opinião esse manual é o básico para se educar um filho.

Mas se mesmo depois de ter feito tudo isso, ele ainda escolher caminhos errados, vou estar com a consciência tranquila, pois eu vou saber que a culpa não foi minha.