O Ladrão de Raios - Rick Riordan
O Ladrão de Raios surpreende pela narrativa moderna e cheia de elementos educativos, dá pra aprender mitologia brincando, quero dizer lendo.
Em um belo dia entrei em uma livraria e pedi uma indicação ao atendente, ele perguntou se eu gostei de Harry Potter e com a minha afirmativa me indicou O Ladrão de Raios.
Claro que o livro do Rick Riordan não substitui o da J. K. Rowling, mas Harry Potter acabou e precisamos ter outra série tão empolgante quanto, certo?
O livro conta a história de Percy Jackson, um menino de 12 anos problemático, que sofre com dislexia e parece entender muito bem o Grego Antigo.
Seu melhor amigo Grover Underwood, a quem ele sempre defendeu na escola, é na verdade um sátiro e seu protetor. Depois de um ataque quase fatal, sua missão é escoltar Percy até o acampamento meio-sangue, um lugar onde os meios-sangues (metade deus e metade humano) são treinados para lutar, e é o lugar onde sua mãe some misteriosamente.
Lá ele descobre que é filho de um dos três grandes (Zeus, Poseidon e Hades) e por isso é um semi-deus poderoso. Pela capa, podemos perceber que ele está no mar, portando é filho de Poseidon, o deus dos maes.
No acampamento conhece Annabeth – filha de Atena - deusa da sabedoria, e sua primeira missão é dada: recuperar um objeto de poder, roubado do Olimpo, a fim de evitar uma guerra e o fim do mundo, e ainda resgatar sua mãe com vida.
Assim Percy Jackson a medida que passa por aventuras fantásticas, vai ficando cada vez mais forte.
Recomendo. Ótima leitura.
Título Original: The Lightning Thief
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrinseca
Ano: 2008
Categoria: Aventura
Compre: Saraiva
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
